Sunday, Dec. 17, 2017

Veja a matéria do Gazeta do Povo – maior Jornal do Paraná – sobre o livro No Coração do Oceano.

Written By:

|

26 de maio de 2012

|

Posted In:

Veja a matéria do Gazeta do Povo – maior Jornal do Paraná – sobre o livro No Coração do Oceano.

Poucas tragédias marcaram tanto o mundo contemporâneo como o naufrágio do RMS Titanic, que se chocou com um iceberg e foi ao fundo do Oceano Atlântico na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, vitimando mais de 1,5 mil pessoas a bordo. A efeméride não esconde isso: no centenário do acidente, mais uma vez o assunto voltou à tona e a busca por histórias e fatos sobre o navio levou o escritor e palestrante paranaense Cleiton Basso a realizar a pesquisa que culminou no livro No Coração do Oceano, publicado pela editora Sinergia, selo do grupo Ediouro. Reunindo documentos e depoimentos recolhidos em publicações sobre o assunto e também na internet, Basso é o primeiro autor brasileiro a escrever um livro sobre a história do famoso transatlântico a disponibilizar sua obra também em formato audiolivro.

Reprodução

Reprodução / No Coração do Oceano traz depoimentos dos sobreviventes

No Coração do Oceano traz depoimentos dos sobreviventes

Serviço

No Coração do Oceano

Cleiton Basso. Sinergia. 166 págs., R$ 24,90. História.

Basso conta que o interesse pela história veio da associação de um acontecimento familiar com a morte em alto-mar. “Meu trisavô saiu da Itália para o Brasil num barco com seus quatro filhos pequenos, trinta anos antes da tragédia do Titanic. Durante a viagem, ficou doente e acabou falecendo, e seus filhos, já órfãos de mãe, viram então o pai ser sepultado no fundo do oceano. A partir desse fato, tive a curiosidade de saber o que sentiram as pessoas que estavam no Titanic. O espectro de emoções que envolveu o episódio era muito rico, e poucos livros haviam falado do aspecto humano da história, mais explorado pelos filmes ficcionais”, explica o escritor, que mora na cidade de Dois Vizinhos, a 420 quilômetros de Curitiba.

De lá, Basso quase não precisou sair para realizar sua pesquisa. “Na época, o senado americano e o governo inglês realizaram um inquérito para investigar as causas do acidente. Lá, foram coletados os depoimentos dos sobreviventes, que foram publicados no site do projeto Titanic Inquiry, que transcreve os inquéritos realizados na época para acervo digital. Foi daí que eu coletei as histórias que estão no livro”. Fora isso, conta ele, buscou em livros, sobretudo na obra Wreck and Sinking of the Titanic, de Marshall Everett, outras histórias de sobreviventes e outros detalhes sobre o episódio, brevemente descrito na apresentação do livro, complementado ainda com fotos e ilustrações do navio e do desastre.

Narrado com muitas aspas dos depoimentos, No Coração do Oceano contempla a história dos que viram o navio de 256 metros afundar no Atlântico. “A maioria dos sobreviventes eram mulheres, salvas pela diretriz que priorizava mulheres e crianças. Uma delas deu um depoimento inesquecível: prestes a embarcar no bote salva-vidas, recebeu das mãos de um homem desconhecido um bebê. O homem disse que já era um adulto, mas implorava para que ela tomasse conta de seu filho pequeno. Ela ficou então com a criança e o homem afundou junto com o navio”, lembra Basso.

Para o autor, o episódio do Titanic ainda vai ficar por muitos anos no imaginário da humanidade. “Os sobreviventes que deram depoimentos diziam que não conseguiam conceber que um navio daquele tamanho estivesse mesmo afundando, e mesmo hoje a ideia parece inacreditável para nós. É, sobretudo, uma lição de como o excesso de confiança, tanto dos projetistas quanto da tripulação, pôs tudo a perder”.

VÍDEO: Assista ao depoimento do escritor Cleiton Basso sobre a pesquisa que resultou no livro No Coração do Oceano

Compartilhe Este Artigo

Related News

Compre direto do site com Frete Grátis
Titanic A mais linda homenagem ASSISTA
Audiobook No Coração do Oceano – Titanic – A história real – em audiolivro

About Author

Sala da Redação

(1) Reader Comment

  1. tainara da silva ...
    26 de junho de 2012 at 20:33

    Esse filme é muito bom que pena que é muinto triste de ver as pessoas morrendo as pessoas chorando gritando desses peradas ... bjs

Deixe Seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Live Chat